
Nos dias de hoje, o termo ‘beleza’ é totalmente diluído em questões subjetivas diante da sociedade. O filósofo alemão Emmanuel Kant (1724-1804) foi o responsável por associar a noção de beleza àquele quem enxerga, de acordo com o repertório cultural, intelectual e sensorial do mesmo. O mundo das artes visuais também já passeou por diversos significados para o termo, tendo o movimento do Realismo como pioneiro na busca de uma beleza real, não idealizada. Em seguida, o movimento do Expressionismo trouxe a conexão entre o termo e questões sensoriais, ao trazer uma arte que priorizava as emoções transmitidas. Surge então o Movimento Surrealista, contando com artistas como Salvador Dalí (1904-1989) e Jean Cocteau (1889-1963), que passaram a criar um novo significado para o conceito.
Retomando a ideia de Kant de que a beleza é vista através de questões sensoriais, podemos associar o belo a tudo aquilo que agrade qualquer um dos nossos cinco sentidos, apesar da aparência do mesmo. Por isso, passamos a associar inúmeros novos elementos ao mundo da beleza além daqueles que de fato tragam uma diferença externa. Quem nunca fez um dia de spa caseiro e sentiu a necessidade de acender uma vela aromática para tornar o ambiente perfeito?

Beleza, por sua definição oficial, é o caráter do ser ou da coisa que desperta sentimento de êxtase, admiração ou prazer através dos sentidos. Levando isso em consideração, é possível afirmar que o meio externo acrescenta uma pequena parcela naquilo que realmente te torna belo. Vivemos em um mundo regado de tanta maldade e injustiça, que não podemos negar que, de fato, beleza vem de dentro. Fatores como maquiagem, skincare e produtos de cabelo são apenas uma parte das diversas ferramentas que utilizamos para nos sentirmos mais belas. Se nós não nos sentimos bem por dentro, isso transparece para a nossa figura externa.
Por isso, aqui na FRENEZI, vocês encontrarão textos e reportagens sobre itens de beleza materiais, mas sem nunca deixar de lado a questão sensorial que existe ao redor de tudo isso. E que comece a frenezia!
Isso de que se nao estamos bem por dentro transparece por fora é a mais pura realidade! Esse texto tá impecável ansiosa por mais💖
CurtirCurtir
Que texto bonito e bem escrito,achei muito curioso e amei essa parte “se não nos sentimos bem por dentro isso transparece para a nossa figura externa” VERITÀ!.
CurtirCurtir
Adorei!
Uma visão perfeita de beleza, parabéns!
Bjss
CurtirCurtir