Adquirir novos hábitos e hobbies faz parte da vida da maioria das pessoas, mas conseguir mantê-los quase sempre se torna um problema. Com uma rotina agitada, redes sociais borbulhando com novos hábitos e atividades disponíveis todos os dias, fica difícil lembrar daquela palavrinha-chave quando o assunto é hábito: A Consistência.
De acordo com uma das definições do dicionário Michaelis, consistência é a persistência, estabilidade de posturas ou opiniões por parte de um indivíduo ou de uma comunidade.
Ela pode ser praticada, estimulada e não deve depender de como a pessoa está se sentindo – e sim, após isso, traz satisfação e disposição. Pensando nisso, trouxemos 5 dicas que podem te ajudar a se manter consistente em algum hábito novo e fazer ele se integrar à sua rotina. Vem ver!

1- Separe um horário para fazer essa atividade
Você é o tipo de pessoa que funciona melhor pela manhã? Ótimo! Separe um horário neste período para realizar a atividade escolhida, ajustando à sua rotina e de acordo com a frequência desejada. A mesma coisa vale para as pessoas noturnas! Não existe certo e errado, o importante é gerar uma flexibilidade e tirar o peso do “ter que fazer” algo em um horário que não lhe faz bem.
2- Comece aos poucos
Não adianta tentar subir uma montanha sem nem ter dado uma volta no quarteirão antes. O melhor jeito de começar é sempre devagar, evitando se sobrecarregar e acabar desistindo. Um exemplo ótimo é se você quer aprender a tocar um instrumento: começar com cinco minutos por dia é ótimo! Com o tempo suas habilidades vão se aprimorando e assim vai ser possível aumentar seu tempo de treino. Quando você se der conta vai conseguir tocar por horas e nem vai perceber!
3- Lembre-se sempre dos benefícios que este hábito lhe trará
“Eu quero isso” é uma mentalidade necessária para a consistência. “Por que estou fazendo isso? O que vou ganhar com isso?” São frases que devem sempre se manter em sua cabeça. Seja um benefício para a saúde, trabalho, vida pessoal ou apenas entretenimento, é importante tê-lo delineado para que desistir não seja uma possibilidade.
4- Não tenha somente o end goal na cabeça
Pode parecer que esta dica anula a dica anterior, mas a jornada é tão importante quanto o destino! Se lembrar do seu objetivo é importante, mas não adianta se forçar a fazer algo pensando apenas no resultado a longo prazo. O ideal é achar um jeito de aproveitar todo o processo e gostar do que está fazendo – odiá-lo causa muita desistência!
5- Não se culpe
Às vezes não é possível cumprir o planejado. Faz parte. É fundamental considerar que não seguir o plano uma vez não transforma todo o esforço em vão e nada foi perdido – não se culpe! Uma maneira de tentar não “furar” nem um dia, como mencionado anteriormente, é fazer tal atividade por pelo menos 5 minutos; Mesmo não sendo muito, dá a sensação de tarefa feita.