5 dicas para ter uma rotina matinal e deixar seus dias mais produtivos

Na maioria das vezes, o cotidiano das pessoas demanda tarefas que acabam caindo na rotina pelo simples fato de se repetirem com frequência durante a semana. Seja no trabalho, na escola ou na faculdade, o termo “rotina” pode parecer enjoativo para muitos. No entanto, a criação de uma, além de ser fundamental para a organização pessoal, pode trazer inúmeros benefícios para a saúde mental.

A rotina matinal se torna umas das mais importantes, já que as manhãs são as primeiras horas do dia, então nada melhor do que começar com o pé direito. Para a psicóloga e pedagoga Katia Lucas Rosa, uma rotina matinal pode sim trazer vantagens para o psicológico, mas a rigidez em relação à ela não pode acontecer. “Não é porque um dia não deu para fazer algo da rotina, que o seu dia não vai ser bom. Se a gente cria um hábito e fica muito rígido naquilo, deixa de ser bom, nós precisamos de um equilíbrio”, alerta Katia.

O autoconhecimento também é um dos fatores importantes na programação diária e semanal. Entender suas necessidades e conhecer seus próprios limites se faz necessário para a criação de algo realista, concreto e não utópico. Portanto é preciso entender que não é do dia pra noite que você terá uma rotina matinal perfeita e lotada de coisas – o processo de adaptação a esses novos hábitos é lento, então a dica é ir aos poucos para criar cada vez mais consistência.

Para ajudar, a psicóloga Katia listou algumas dicas importantes para a criação de uma boa rotina matinal:

Planejar no dia anterior

Foto: Reprodução

Organização é sempre um dos nossos aliados para o combate à ansiedade. A utilização de planners, bullet journal ou aplicativos pode ajudar no planejamento do seu dia e dos seus hábitos: a dica é sempre se organizar no dia anterior ou no começo da semana, assim ficará mais fácil para visualizar seus compromissos.

Meditar (se conseguir)

Foto: Reprodução

A meditação é necessária para muitos, porém nem todas as pessoas conseguem realizar essa atividade. Nos dias de hoje, existem muitos aplicativos que auxiliam a prática, mas o simples parar, respirar e tomar consciência dos seus pensamentos já é o suficiente.

Atividades físicas

Foto: Reprodução

Não é novidade para ninguém que exercícios físicos trazem benefícios tanto para a saúde mental quanto para a saúde física. Sua prática produz e libera a endorfina, hormônio do bem-estar, o qual estimula sensações de conforto, melhor estado de humor e alegria. Além disso, este hormônio também é responsável pela melhora nos quadros de ansiedade e depressão.

Alimentação

Foto: Reprodução

O café da manhã é conhecido por ser a refeição mais importante do dia. Portanto, ter uma boa alimentação é necessário para que sua rotina matinal seja equilibrada. Além disso, outra boa dica é deixar o celular de lado durante o momento e prestar atenção no que você está ingerindo.

Caderno e uma caneta ao lado da cama

Foto: Reprodução

Segundo Katia, ter sempre um caderno e uma caneta ao lado da cama pode ser essencial no seu relaxamento antes de iniciar sua rotina matinal, pois a cada lembrete do que temos que fazer no dia seguinte pode ser anotado. Assim, tiramos aquela ideia da mente e conseguimos relaxar.

Nós sabemos que nem sempre é fácil organizar tantos hábitos e compromissos – o dia tem só 24h, afinal de contas! – mas é de grande importância ter um esquema para que as obrigações não se tornem um fardo e atrapalhem a vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s