A Beleza do Natal

por Fernanda Rosendo e Thaís Lopes Aidar

Quando o assunto é Natal, você provavelmente já ouviu a expressão “se arrumar para ficar na sala de casa”. Isso porque no Brasil é costume celebrar a data de uma maneira mais caseira e com a família. Mas o que há, de fato, por trás desse hábito de se produzir para passar a noite no sofá? Bom, pretendíamos responder com essa matéria e acabamos percebendo que existem outros fatores envolvidos. 

Primeiro, é importante pensar no significado que atribuímos à maquiagem em nossa vida. Geralmente, o ato de se arrumar é motivado por fatores como autoestima e amor-próprio — sentimentos potencializados pelo tal espírito natalino. Afinal, não podemos negar que o Natal é uma das datas mais mágicas e especiais do ano, né? 

E pelo visto essa teoria de beleza natalina não é só da Frenezi, viu? Basta dar uma rápida checada no Instagram durante a data para conferir as superproduções das celebridades. Ao que tudo indica, elas realmente não se importam em gastar make para ficar em casa. Inclusive, a maioria gosta de investir em looks icônicos e maquiagens marcantes, exibindo um visual poderoso e feito especialmente para o Natal. Olha só: 

Mas engana-se quem pensa que esse hábito é exclusivo das celebs: a beleza de Natal está presente, inclusive, nas casas de pessoas normais como nós. A estagiária de análise de dados Natália Zambaldi, de 25 anos, conta que ela nutre esse hábito desde sempre como uma tradição familiar. Por lá, todos fazem questão de estar bonitos para a comemoração. “É uma celebração, então eu gosto de me arrumar e ter a sensação de estar bonita para uma festa em família, para comemorar a união e também o ano que está acabando”, explica. 

Mas será que essa produção impacta mesmo na comemoração? Natália garante que sim e a estudante de moda Hillary Santana, de 24 anos, concorda com ela. “Se eu não me arrumo, parece que tem alguma coisa errada, que não é o mesmo clima e fico até desanimada. Isso acontece também no meu dia a dia, porque minha autoestima está muito ligada ao que eu estou usando”, conta Hillary. 

Ao que tudo indica, o hábito de se arrumar para ficar em casa no Natal faz mais sentido do que pensávamos, viu? É como se parte da magia da data estivesse diretamente ligada ao nosso estado de espírito. Falando nisso, Natália reflete: “Me sinto muito mais alegre em me arrumar, sabe? Me sentir bonita e cheirosa faz toda a diferença para autoestima e, consequentemente, para animação em celebrar a noite”. 

Assim como na família Zambaldi, Hillary diz que a família toda tem o costume de usar roupas novas na data e ela aproveita a ocasião para pôr em prática seu amor por moda e beleza, fazendo uma produção digna de receber um prêmio. Demais, né? 

Portanto, esses relatos nos mostram que o termo “A Beleza do Natal” faz bem mais sentido do que imaginávamos. Isso acontece principalmente pela simbologia que damos à data e as sensações especiais que ela provoca em nós. Por isso, fica mais do que provado que vale, sim, arrasar nos looks e maquiagens de Natal sem nenhuma moderação! O que realmente importa é se sentir bonita e especial para celebrar a comemoração ao lado de quem você ama. Feliz Natal! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s