Como a indústria musical aproveita da época de natal

Entra ano, sai ano, e dezembro traz consigo as luzes de Natal e uma espera ansiosa pelas festas de fim de ano. Na televisão, filmes como O Expresso Polar e Esqueceram de Mim pipocam na programação, e os streamings musicais são invadidos por clássicos natalinos, como All I Want For Christimas Is You da Mariah Carrey, e Rockin’ Around The Christmas Tree da Brenda Lee.

A tradição de comemorar o Natal com canções e músicas em coral se popularizou rapidamente, e se, a princípio as músicas da época possuíam melodias e ritmos musicais muito simples, ao longo do tempo, começaram a se tornar mais complexas e a utilizar mais instrumentos.

As músicas natalinas surgiram na Igreja a fim de celebrar o Nascimento de Jesus Cristo e reforçar os valores cristãos. Assim, os padres ensinavam canções e as crianças cantavam em coro em casas e igrejas. O registro mais antigo de uma música de Natal é da canção “Iesus refulsit omnium, ou seja, “Jesus, luz de todas as nações”, do século IV, atribuída ao Santo Hilário de Poitiers, um dos doutores da Igreja. 

Provavelmente a mais conhecida de todas as músicas natalinas tenha sido “Noite Feliz”, originalmente em alemão chamada de “Stille Nacht”. Escrita na Áustria em 1818 pelo padre Joseph Mohr, em parceria com Franz Gruber para ser tocada na Missa do Galo da paróquia de São Nicolau. A música ficou conhecida mundialmente e já possui mais de 300 traduções diferentes, sendo considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco em 2011.

No Brasil, não existe uma tradição muito grande na produção de músicas natalinas, mas ainda assim, cantores como Simone, Aline Barros e Roupa Nova, por exemplo, já dedicaram algumas faixas ao feriado. Já em um cenário internacional, é bastante comum o lançamento de canções natalinas por artistas de todos os gêneros, do pop, blues, rock e do jazz. Entre as músicas de Natal internacionais mais famosas, as canções mais icônicas são de artistas, como Frank Sinatra, John Lennon, Ray Charles e muitos outros.

A Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores (ASCAP) divulgou na semana do dia 10, uma lista que elenca os maiores sucessos de Natal lançados desde 2001 – ou seja, do século XXI até agora. A lista leva em conta apenas composições em que pelo menos um dos autores é membro da ASCAP, mas oferece um bom panorama do cenário natalino dos últimos anos. Segundo a Variety, o ranking foi montado “com base na análise do desempenho nos streamings e rádios de músicas registradas a partir de 2001”.

A instituição, como já é tradição, também liberou um ranking geral, sem corte temporal, das canções natalinas mais populares do ano. Em 2021, o grande hit até o momento é o clássico de 1948 Sleigh Rideoriginalmente lançado pelo grupo The Ronettes, e regravado por nomes como Miley Cyrus, Meghan Trainor, Carpenters e Mariah Carey. Completam o pódio Let It Snow, Let It Snow, Let It Snowde 1945, e A Holly Jolly Christmasde 1962.

A rainha natalina no período foi a Kelly Clarkson, que lidera o ranking com a música Underneath the Tree do álbum Wrapped In (2013) e ainda aparece com outras duas posições: Christmas Isn’t Canceled (Just You) de 2021 na sexta posição e Under the Mistletoe de 2020 em décimo lugar.

Em seguida, Ariana Grande se destaca com Santa Tell Me (2013). A cantora pode ser considerada uma veterana dos clássicos modernos de Natal por estar sempre lançando álbuns, EPs e singles natalinos. Além disso, em 2020 conseguiu o terceiro lugar na lista de músicas com o maior número de reproduções em apenas um dia no Spotify.

Katy Perry também aparece no ranking na oitava posição, com Cozy Little Christmas de 2018. No ano de seu lançamento, vendeu mais de 100 mil cópias mundialmente e atingiu o pico de #53 na Billboard Hot 100.

Curiosamente, All I Want For Christimas Is You da Mariah Carey, campeã no ano passado, aparece apenas na 14ª posição, e é a música mais nova a figurar no top 25 do ano. Além disso, demorou exatos 25 anos após o lançamento para alcançar o topo da Billboard Hot 100 em 2019, e recentemente foi a canção mais ouvida no Spotify Gobal. É inegável que essa canção se tornou um clássico natalino, a própria Billboard a elegeu como a Melhor Música de Natal de Todos os Tempos, inclusive isso faz com que Mariah seja considerada a rainha do natal nas redes sociais, principalmente por ser muito ativa musicalmente nessa época.

Em geral, as músicas natalinas falam sobre fraternidade, amor e paz, e muitas delas são reconhecidas no mundo todo, tornando-se uma linguagem universal da época. Além disso, os lançamentos de álbuns de Natal podem ditar o passo da indústria fonográfica mundial atualmente, mas querendo ou não, foram os grandes clássicos que pavimentaram o caminho do sucesso para além do Jingle Bells.

Confira nossa playlist no Spotify para você ouvir nesse Natal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s