Hábitos saudáveis para melhorar sua alimentação em 2022

Em quase dois anos de pandemia, a saúde tem sido um tema bastante discutido. Manter nosso corpo e mente em harmonia em tempos tão desafiadores é essencial. Para isso, além da saúde mental, a saúde física também reflete muito em nosso bem-estar. Praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável são as principais fontes de cuidado com o nosso corpo. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil manter tudo balanceado. 

Algo muito costumeiro em nossa sociedade que acaba, muitas vezes, atrapalhando a inserção duradoura de hábitos saudáveis em nossa rotina, é a mania das dietas. Dietas de todos os tipos e, em sua maioria, dietas extremamente restritivas. Para a nutricionista e terapeuta nutricional, Julia Marques, a única maneira de ser realmente saudável é ficar longe de dietas restritivas, já que o bem estar e a saúde mental não existem quando alguém está inserida nelas. “Se privar de comer o que gosta, porque acredita não ser saudável ou por motivo estético é negligenciar a própria saúde”, esclarece ela.  Para auxiliar na construção de novos hábitos saudáveis, Julia deu algumas dicas para tornar sua rotina de alimentação saudável sem precisar de dietas restritivas. Vamos lá?

Invista no autoconhecimento

separe um tempo para entender o que precisa ser mudado. (Imagem: Reprodução)

O primeiro passo é fazer uma pequena reflexão para avaliar como é a sua relação com a comida (se comete exageros alimentares, se evita comer algum alimento por crenças, se tem medo de comer demais ou de menos) e com seu próprio corpo (se você se enxerga como é, se tem compaixão e respeito pelo seu corpo). Após isso, saberá exatamente o que precisa de atenção e mudança, pode ser desde aprender a incluir vegetais na alimentação, sem enxergar isso como dieta ou então reduzir os exageros alimentares entendendo o motivo que faz isso.

Uma porção de fruta ao dia

Frutas são uma ótima fonte de vitaminas. (Imagem: Reprodução)

Para quem ainda não está acostumado a comer frutas diariamente , a dica é ir incluindo aos poucos, sendo o primeiro passo, o consumo de uma porção de fruta ao dia em qualquer horário. Frutas são grandes fontes de vitaminas, auxiliam na prisão de ventre, dão energia, são antioxidantes, atuam como calmantes entre outros diversos benefícios. 

Legumes são importantes 

Os legumes são seus verdadeiros aliados. (Imagem: Reprodução)

Abóbora, batata, berinjela, beterraba, chuchu, mandioca, pepino, quiabo, vagem, tomate… São diversos os tipos de legumes que você pode incluir em sua alimentação, mesmo que incluído em outras preparações, como ensopados e macarrão com molho. Além de serem fontes de muitos nutrientes, eles ajudam na coagulação sanguínea, regulam a pressão arterial, dão mais disposição e previnem o envelhecimento precoce. 

Aumente seu consumo de água

A água é fundamental para o funcionamento do nosso corpo. (Imagem: Reprodução)

A água é um dos elementos mais importantes para a nossa vida e, por isso, seu consumo é obrigatório. A nutricionista recomenda o seu aumento aos poucos, a cada semana. “Baseado no que ele já faz diariamente, não é sustentável a longo prazo, por exemplo, um indivíduo que mal consegue beber 1 litro de água por dia, colocar uma meta de 2 litros. Se você bebe 1L, amanhã tenta beber 1 litro e 100ml e daí por diante”, explica Julia.

Começar a construir hábitos é desafiador, mas inseri-los aos poucos sem metas impossíveis é o pontapé inicial para uma alimentação saudável duradoura. Outra dica indispensável, é sempre manter os exames e as consultas médicas em dia. Além disso, é sempre importante lembrar que cada caso é um caso, por isso, se possui alguma dúvida, procure um profissional especializado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s