[Crítica] ‘LADY LESTE’ de Gloria Groove é uma obra-prima do pop brasileiro

Gloria Groove lançou LADY LESTE na última quinta-feira (10), o seu segundo álbum de estúdio após diversos singles e dois EPs de sucesso.

O disco conta com 13 faixas que expressam toda a versatilidade e feminilidade da cantora. “É uma carta de amor para as mulheres da minha vida, que me criaram, que possibilitaram que eu fosse essa pessoa de hoje. Sem a energia feminina na minha vida e sem a arte, não teria conseguido expressar metade dos meus sentimentos”, afirma Gloria na coletiva de imprensa para o lançamento do álbum.

Produzido por Ruxell e Pablo Bispo, com mixagem e masterização de Tap Sounds e participações especiais de MC Hariel, MC Tchelinho, Sorriso Maroto, Marina Sena, Tasha&Tracie e Priscilla Alcantara. A obra passeia por diferentes gêneros musicais, como funk, pop, pagode, trap, hip hop, reggaeton e rasteirinha.

Além das canções, a artista lança, em parceria com o Spotify, a produção em formato de Álbum Clips, funcionalidade que busca trazer uma experiência visual, interativa e mais profunda para os usuários do streaming. Para cinco das treze músicas que compõe o álbum, a plataforma e a cantora criaram clipes de 30 segundos exclusivos. O recurso ainda está em testes, mas LADY LESTE é o primeiro trabalho brasileiro a contar com essa função.

SFM dá o start na obra servindo como uma ‘música-chave’ para tudo o que ainda está por vir. Em parceria com MC Hariel, conhecido por Maçã Verde e Set dos Casados, a faixa é uma mistura de rap e funk com uma introdução ao som de rock.

Em seguida, BONEKINHA foi o primeiro single do álbum e traz funk no início, rap e trap no meio e a guitarra no fim. Além disso, conta com participação de Mirella, irmã da rapper Drik Barbosa, cantando um trecho. De acordo com Groove: “Bonekinha é onde toda essa brincadeira começou! Experimentei a estética de Lady Leste a partir dela e tornei Bonekinha como meu norte”, e ainda acrescenta que é o maior hino do disco e que nos shows é um fênomeno.

VERMELHO apresenta um funk bem raiz para celebrar o legado de Daniel Pedreira Senna Pellegrine, mais conhecido como MC Daleste, cantor de funk paulista muito reconhecido que aos 20 anos de idade morreu a tiros. Esse último single possui sample de Quem É e Mina de Vermelho do funkeiro. “Ele marcou a vida de muitas pessoas da minha idade nas festas e nos bailes. Antes de mim, ele foi um dos artistas que colocou a zona leste no mapa, por isso a escolhi para puxar a chegada do álbum.”, declara a artista.

FOGO NO BARRACO é um samba pop com uma letra mais sensual e conta com a presença de MC Tchelinho. Já em TUA INDECISÃO, o típico pagode romântico que, desde os anos 2000, ganhou o Brasil. A faixa tem o toque do Sorriso Maroto, grupo carioca liderado pelo vocalista Bruno Cardoso.

APENAS UM NENÉM, a sexta música do álbum traz um arrocha cheio de dengo em parceria com a musa do pop nacional da vez, Marina Sena, conhecida pelo sucesso Por Supuesto.

Para dar uma quebrada no disco, o reggaeton JOGO PERIGOSO explicita a veia pop que pulsa em todo o trabalho e é uma das faixas mais antigas de LADY LESTE, escrita na época do EP ALEGORIA (2019). “Conseguimos expandir o ritmo para o Brasil e o mundo com o reino da nossa musa Anitta. É uma das faixas solo do álbum, estaria no álbum da diva pop que eu escutaria”, complementa Groove.

GRETA apresenta o lado mais hip hop do álbum, onde Gloria Groove assume mais uma personagem: “Em ALEGORIA, criei a Mary Jane e outras duas personagens em SEDANAPO. Repito esse comportamento em LEILÃO. É como os filmes do Eddie Murphy ou os clipes da P!nk, em que eles interpretam todo mundo. Se Mary Jane é meu alter-ego fofinho, amoroso e até meio trouxa, Greta vem para ser o meu outro extremo, quando estou muito brava e nervosa. Acho que eu a escondo dentro de mim, jamais seria a Greta para fora. Greta porque é Treta que se escreve com G!”.

Em seguida, o trap PISANDO FOFO em parceria com as irmãs Tasha e Tracie Okereke, é um recado para os invejosos através de uma mistura de rap com elementos do hip hop. Já em LEILÃO, terceiro single do disco que foi lançado em novembro de 2021, fala sobre o valor volátil da arte no mercado comum da vida humana.

LSD aborda a temática de como o sucesso e a notoriedade afetam a saúde mental dos artistas, e por conta disso, fazem sacrifícios e encontram vícios pelo caminho. Além disso, a faixa traz uma densidade que cumpre o papel de abrir a parte final do álbum, puxando um pouco mais para o rock e R&B.

O segundo single do disco, A QUEDA é o auge do pop rock em que fala sobre o ódio coletivo que é o grande medo da sociedade, e apresenta uma estética mais de terror. A artista declara que essa faixa é um divisor de águas em sua carreira: “A Queda é a grande ironia da minha vida, porque depois dela as coisas só têm decolado! Talvez porque eu fui muito mais humano do que podia imaginar falando sobre isso, e me divertindo. Acho que isso cativou as pessoas!”.

Para encerrar o álbum, SOBREVIVI é uma mistura de rock com gospel em parceria com Priscilla Alcantara, que traz uma mensagem apontando para o futuro com esperança, amor e paz.

LADY LESTE é uma obra de grande sucesso e Gloria Groove conseguiu emplacar todas as faixas novas no Top 100 do Spotify Brasil. Além disso, na atualização da noite de sexta-feira (11) na Deezer BR, todas as faixas apareceram no Top 40, conseguindo o melhor desempenho na plataforma desde DOCE 22, da Luísa Sonza.

Gloria Groove apresentou um trabalho musical e visual que consolida a ascensão da artista no universo pop nacional, e se bobear internacional. A verdade é que, a única parte ruim de LADY LESTE é quando o álbum acaba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s