Tumblrcore: A Volta da Era de Ouro do Tumblr!

Imagine a seguinte cena: o ano é 2014 e você está indo para a escola com suas botas Doc Martens, calça skinny preta com rasgos no joelho, uma camiseta de banda surrada e uma jaqueta jeans oversized. No seu Iphone 5, você coloca seus fones de ouvido (com fio, óbvio) e dá o play na sua playlist, que consiste em Arctic Monkeys, Lana Del Rey e Marina and the Diamonds. Seu cabelo é roxo e “pessoas normais te assustam”.

Você pode não ter vivido isso, talvez não nessa intensidade, mas com certeza desejou ter vivido ou conhece alguém que viveu. Em 2014, o Tumblr (rede social que funciona como uma espécie de blog onde seus usuários podiam publicar textos, fotos, vídeos e o que mais quisessem) estava no seu auge e todo mundo que era minimamente descolado tinha o seu. Apesar de possuir diversas estéticas e subculturas diferentes, seus usuários mais assíduos faziam parte de uma estética baseada no grunge dos anos 90 e no indie pop do começo dos anos 2010, o chamado Soft Grunge. Se essa estética te traz alguma nostalgia, pode se preparar, pois ela está prestes a ter seu comeback!

Alguns elementos que faziam muito parte da estética soft grunge. (Imagens: Reprodução).

Quando o assunto é tendência, a regra costuma ser clara: a cada 20 anos, o ciclo se reinicia e nos vemos relembrando uma época que, poucos anos atrás, era algo que gostaríamos de esquecer. Apesar desta fórmula ter funcionado por décadas (séculos, talvez), algo mudou. A roda das tendências tem girado tão rápido que em um espaço de dois anos já experienciamos a volta dos 2000 com o Y2K e já se ensaia uma volta dos anos 2010 — mesmo tendo ocorrido há apenas dez anos.

O culpado dessa aceleração é com toda certeza o TikTok, que tem ditado as últimas trends de comportamento, moda e principalmente música. O isolamento causado pela pandemia do covid-19 também foi um fator importante, já que existem indícios de que experiências de crise normalmente nos levam a enxergar o passado como tempos mais simples e, a julgar que a grande maioria do público que viveu a estética tumblr em seu auge durante a adolescência, não é de se assustar que hoje, mais velhos, com mais responsabilidades e vivendo uma pandemia, esta época seria vista com carinho, mesmo que ela não tenha sido tão boa assim.

Algo que preocupa nessa volta do soft grunge com certeza é a glamourização de distúrbios mentais e muitas vezes também alimentares. No seu auge, o foco da estética não era a roupa em si, mas sim o corpo que a vestia, um corpo magro e na maioria das vezes extremamente pálido. O já conhecido thigh gap (espaço entre as coxas) e o thinspo (imagens que serviam de inspiração para para o emagrecimento) eram parte importante do tumblr na época. 

O mesmo acontecia com problemas relacionados à saúde mental, com o sad posting. Durante o auge do tumblr, não era difícil encontrar posts falando abertamente sobre distúrbios mentais, principalmente a depressão. Apesar de ter aberto um diálogo que levou ao que é entendido hoje em dia sobre doenças mentais, a romantização dessas doenças no tumblr era muitas vezes prejudicial à saúde mental de quem consumia aquele conteúdo, já que poderia levar aqueles que de fato lidavam com tais problemas a evitar o tratamento, visto que isso os tornava interessantes, e aqueles que não lidavam com doenças mentais poderiam induzi-las, desejando viver essa “melancolia”.

E o que mudou dessa vez?

Algumas mudanças ocorreram para que o soft grunge, agora chamado de Tumblrcore, agradasse os millennials mais novos e a geração Z. Dessa vez, o batom escuro (às vezes até mesmo preto) foi substituído por tons mais sóbrios, a calça preta skinny foi readaptada ao olhar da geração Z e possui modelagens mais amplas, e a estampa grid, queridinha da época, deu lugar a estampa quadriculada, que lembra um tabuleiro de xadrez. Se antes assistimos  American Horror Story e Skins, a série da vez é Euphoria

Assim como o Y2K, o soft grunge vem de uma época em que assuntos que hoje fazem parte do nosso cotidiano estavam apenas começando a ser discutidos. Hoje, a tendência é enxergar o retorno destes movimentos com um cuidado extra. O padrão de beleza não é mais o mesmo e, apesar de ainda existir uma certa fixação pelo corpo magro, corpos gordos seguem conquistando seu espaço a cada dia. Doenças mentais são amplamente discutidas e seus tratamentos são desestigmatizados e até mesmo recomendados. O ideal é encarar a volta do Tumblr de 2014 como uma oportunidade de experienciar este momento mais uma vez, mas de forma saudável e até mesmo crítica, evitando cair em padrões que não nos levaram a coisas boas.

vídeos relembrando a era de ouro do tumblr viralizaram no tiktok. (vídeo: Reprodução Tiktok).

Por hora, a #2014tumblr possui mais de 100 milhões de views no tiktok, e a tendência é crescer cada vez mais. Se ela vai atingir as massas da mesma forma que o Y2k e outras tendências atingiram ainda é um mistério, mas já se pode dizer que o tumblr não foi só uma fase, e vai marcar toda uma geração para sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s