Veganismo: Tudo que você precisa saber!

O termo “Veganismo” foi inventado e utilizado pela primeira vez em 1944. Alguns vegetarianos achavam que seus hábitos alimentares e dieta não se encaixavam no espectro do vegetarianismo, já que não consumiam leite e derivados. “Eles decidiram por “VEGAN“, uma palavra que Donald Watson mais tarde descreveu como contendo as três primeiras e as últimas duas letras de “VEGetariAN“.”, conta o site Veganizadores.  

Afinal, qual é a diferença entre uma pessoa vegetariana e uma pessoa vegana?

Imagem: Unsplash

O vegetariano restringe carne de sua dieta, incluindo frutos marinhos. Há variações dentro da própria definição, como aqueles que excluem também derivados do leite, outros apenas permitem ovos e alguns são extremamente restritos. Já os veganos, além de não consumirem carnes e derivados do leite, se recusam a usar e proíbem qualquer produto de origem animal – tanto na dieta, quanto no vestuário, maquiagem, cuidados pessoais, passeios turísticos, entre outros. 

O conceito de evitar carnes e produtos de origem animal já existia desde antes de Cristo, em sociedades da antiguidade há mais de dois mil anos (no mediterrâneo e sul asiático).

A ideologia do vegetarianismo fazia parte da filosofia do matemático Pitágoras e de mestre Buda, que praticavam o conceito de não propagar a dor de animais, sejam humanos ou não – com o foco em compaixão e (em alguns casos) saúde. O desenvolvimento desta ideia continuou por séculos e milênios, até alcançar o tempo atual com uma contextualização recente. 

A mudança no lifestyle para o encaixe em uma vida vegana aumenta a cada dia que passa, já que sua ideologia conquista e continuará a conquistar muitas pessoas. Grande parte da população não quer ver a exploração dos animais – alguns começam a partir da diminuição de carne do consumo, outros compram produtos de origem vegana, e por aí continua.

Quais são os benefícios? É bom para a saúde?

imagem: Unsplash

Sim, se seguida corretamente, essa dieta pode ser muito benéfica para a saúde física e mental, porém é extremamente necessário o acompanhamento de um profissional, ao considerar que essa troca consiste em mudança de alimentos base e forma de conseguir nutrientes. Faz bem para o meio ambiente? Sim, já que diminui desde a violência contra os animais até menor emissão de carbono. Aderir ao veganismo é caro? Pode ser, já que depende do tipo de produtos consumidos. Alimentos base não são tão caros e são bem acessíveis, como carne de soja e lentilha. Agora, leite vegano, chocolate vegano, bolo vegano, entre outros estão no espectro do preço mais alto, e se a pessoa quiser uma variação maior na opção vegana será sim uma dieta mais cara. 

O importante é sempre considerar opções veganas quando possível, e não necessariamente fazer a troca completa. Isso, com certeza, seria um enorme passo para ajudar contra a violência que os animais sofrem, e também o meio ambiente. Qualquer prática mudada já é fundamental. As últimas estimativas de 2021 apresentam dados de que existem praticamente 80 milhões de veganos no mundo, e a porcentagem cresce cada vez mais – as pessoas procuram consumir alimentos e produtos de origem vegetal. 

Alguns veganos famosos são: Gisele Bundchen, Ariana Grande, Natalie Portman, Joaquin Phoenix, Elliot Page, Serena Williams, entre outros. É um lifestyle que muitas pessoas gostam e procuram seguir o máximo possível, e pode ser o estilo de vida do futuro de grande parte da humanidade.

Um comentário em “Veganismo: Tudo que você precisa saber!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s