8 mitos e verdade sobre skincare que você precisa saber

Os produtos de beleza fazem parte do dia a dia das mulheres há muito tempo. Mas foi há cerca de três anos que eles ganharam um novo sentido nas prateleiras com a chegada do skincare no Brasil. Agora, além de usá-los diariamente, é preciso também seguir uma ordem: as etapas da rotina. 

A novidade logo se popularizou entre as principais blogueiras dos países e vídeos compartilhando as rotinas são virais em aplicativos como Instagram e TikTok. Essa popularidade incentivou ainda uma nova categoria de produtos: os dermocosméticos. 

E com tanta gente falando sobre skincare, as marcas não perdem tempo e investem cada vez mais nessa linha, desenvolvendo fórmulas para os mais diversos tipos de pele e queixas. Com isso, cresce também o número de pessoas testando e indicando produtos, rituais de beleza, formas de uso e por aí vai. 

Mas será que tudo que falam (e compartilham) na internet sobre skincare é realmente verídico? Para desvendar os principais mitos e verdade a respeito do tema, conversamos com a dermatologista Carolina Milanez, especialista em cosmitaria e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Confira!

Quanto mais produtos usar, melhor! Será que é verdade?
[Imagem: Reprodução Pinterest]

1 – Faz mal lavar o rosto com água quente

VERDADE! A água quente tira a proteção natural da pele e causa ressecamento. Isso ocorre porque a água quente remove o manto hidrolipídico (a barreira protetora da epiderme), podendo gerar a descamação da pele ou até mesmo elevar a produção de sebo.

2 – Comer chocolate dá espinhas

VERDADE! O que causa a espinha é o açúcar e a gordura presentes no chocolate, que estimulam a produção de sebo nas glândulas sebáceas. Portanto, chocolates com alto índice glicêmico (ou seja, com açúcar) podem, sim, causá-las.

3 – Pele oleosa não precisa de hidratação

MITO! Mesmo as peles oleosas e acneicas precisam de hidratação, sim! Nesses casos, temos que adequar o tipo de hidratante: toque seco, efeito mate e não comedogênico (que significa que não entope os poros, não causa cravos, etc).

4 – Protetor solar ajuda a evitar manchas na pele 

VERDADE! O uso de protetor solar evita não só o surgimento de manchas, como também o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Assim, se proteger do sol adequadamente é a melhor maneira de evitar as manchas. 

5 – O tratamento anti-idade deve começar aos 25 anos 

VERDADE! A partir dos 25 anos a taxa de colágeno começa a diminuir e os primeiros sinais de envelhecimento começam a aparecer, por isso já nessa idade deve-se iniciar os tratamentos preventivos. 

6 – Quanto mais produtos na rotina de skincare, melhor! 

DEPENDE! Um skincare completo melhora a qualidade da pele desde que a escolha dos produtos seja adequada ao tipo de pele e para as funções que a pessoa deseja. Por exemplo: lavar o rosto, hidratar, passar protetor solar é o básico para todo mundo, mas aliar essas etapas a produtos como antioxidantes, anti-envelhecimento, anti-acne e clareadores, de forma individualizada, podem enriquecer e potencializar a rotina. Entretanto, é de extrema importância consultar um dermatologista antes de acrescentar novos produtos na rotina!

7 – Pele seca precisa de hidratantes mais pesados

MITO! A pele seca precisa de hidratantes mais potentes e com mais propriedades emolientes. O tipo usado ajuda na parte sensorial e na formação de uma barreira, como uma oclusão para retardar a perda de água. Mas escolher entre loção (mais líquida) ou creme (mais encorpado) é algo pessoal e que não impactará no resultado desde que o hidratante seja de qualidade e recomendado por um profissional especializado. 

8 – A esfoliação facial não deve ser feita diariamente 

VERDADE! A esfoliação deve ser feita 1 vez na semana, ok? Esfoliar a pele diariamente pode machucar e gerar um atrito que, em algumas pessoas, causa mancha pela reação inflamatória. É importante também escolher um produto suave e adequado para o seu tipo de pele. Lembre-se: a esfoliação vai remover as células mortas que estão na superfície da pele, ou seja, não adianta colocar força na hora do processo na intenção de aumentar essa remoção, pois não adiantará, ela é superficial! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s