Remédios Caseiros: conheça um pouco sobre os ingredientes que passam de geração para geração

Quem nunca ouviu “vamos colocar uma arnica no seu machucado” ou “esse chá de boldo vai te curar rapidinho” de parentes mais velhos? Os “remédios tradicionais” representam ingredientes, plantas e alimentos que foram utilizados no início do desenvolvimento da medicina, quando não existia tecnologia e drogas suficientes para curar todas as doenças. Hoje em dia são considerados ultrapassados e foram substituídos pelos industrializados. Obviamente, vários não apresentam o efeito desejado e são apenas lendas. Mas e os que realmente funcionam?  

A medicina se constituiu basicamente na Grécia e no Egito, na época entre 2.500 a 2000 anos A.C. Na Grécia, as práticas medicinais (especialmente para diagnósticos) se desenvolveram, com o nascimento de Hipócrates (pai da medicina). Já no Egito foi onde o primeiro médico consolidado foi originado, o nome dele era Imhotep. A medicina foi pioneira em saúde da mulher, anatomia e saúde pública.  

Chá de boldo

(Imagem: Reprodução)

O chá de boldo é um dos maiores remédios caseiros na vida dos brasileiros. Caracterizado pelo gosto amargo e difícil de engolir, traumatizou muitas crianças que foram obrigadas a beber. Apesar disso, eles realmente ajudam na dor de estômago e sensação de fígado pesado. Já o própolis é aquele remédio que faz tudo, ajuda na dor de garganta, na imunidade generalizada e no bem estar do ser humano. É recomendado sempre carregar um spray de própolis junto com as coisas porque só há benefícios. 

Arnica

(Imagem: Reprodução)

A arnica é utilizada principalmente em relação a dores musculares, problemas nas articulações e inchaços. Possui um cheiro forte, porém ajuda muito no alívio dessas dores, por ter um efeito anti-inflamatório. Uma técnica para melhorar enxaqueca e dores de cabeça generalizadas são as rodelas de batata na testa. Parece falso, mas realmente aliviam as dores e sintomas ruins. E por fim o chá de camomila, que tem função de calmante e anti-náusea ao mesmo tempo. O gosto é bom e faz parte da vida da maioria dos brasileiros.  

Apesar do avanço da medicina e a recomendação do uso de remédios industrializados na maioria dos casos, os remédios tradicionais caseiros podem ser muito úteis em caso de doenças e condições menores. São também mais baratos e acessíveis que os outros remédios. 

É importante cuidar sempre da saúde, procurar um médico quando necessário e utilizar remédios mais modernos prescritos por profissionais – mas também lembrar que esses auxílios caseiros estão à disposição e que as vovós merecem muito mais crédito do que recebem por essas dicas que salvam muito no dia a dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s