Conheça o Artista: Marina Ramos

Nesta semana, o quadro ‘Conheça o Artista – FRENEZI X Projeto Orgulharte’ apresenta a cantora e luthier, Marina Ramos, de 29 anos. Nascida em São Paulo e moradora do Grande ABC Paulista, na cidade de Santo André, a musicista toca e interpreta as canções de seus artistas favoritos em bares e casas noturnas.

Marina teve a influência da música desde muito jovem por conta da irmã mais velha, que ouvia muito a dupla Sandy e Júnior. Ela conta que também chegou a pedir um violão igual ao dos sertanejos Chitãozinho e Xororó para a mãe:

‘’Minha irmã mais velha vivia escutando Sandy e Junior. Consequentemente, acompanhava todos os lançamentos e programas de TV. Fui tentando imitar a voz da Sandy e um tempo depois pedi para minha mãe um violão igual ao do Xororó. No entanto, por não ter condições de bancar um violão tão bom quanto o dele, arrumamos um bem antigo, mas que foi suficiente’’, contou. 

Além das eventuais apresentações em casas de show aos finais de semana, a cantora também mescla o talento da voz com a habilidade das mãos, trabalhando como luthier em uma loja de instrumentos em São Paulo. Para ela, essas características juntas ao termo “resiliência’’, a descrevem. Ela diz que atuar nessas áreas nas quais a figura masculina e heteronormativo é predominante, requer o dobro de esforço, seja técnico ou artístico, e faz parte de sua rotina de trabalho. “Por se tratar de uma ‘mina’ atendendo, fazendo um som ou apenas dominando determinado assunto, mexe com o ego alheio. E isso te faz escutar coisas, ainda que mínimas, mas que machucam’’, relatou.

Marina também comentou sobre a vivência enquanto mulher e lésbica no cenário musical. A musicista já perdeu as contas de quantas vezes teve que lidar com o assédio do público masculino. “Não quero ser apenas o estereótipo da lésbica que canta e toca violão, mas não consigo contar nos dedos a quantidade de homens que se aproximam de mim com intuitos sexuais, quase que como uma tentativa de ‘me converter a heterossexualidade’, esclareceu. 

Apesar das dificuldades, a jovem se considera uma pessoa resiliente e capaz de ‘dar a volta por cima’ das situações nem tão boas. Ela reforça que a música tem a capacidade de transformar vidas e que não pretende desistir dos sonhos. “Seguir seus sonhos nunca será uma escolha errada, ninguém tira isso de você!”, salientou. 

A artista pode ser encontrada através do Instagram @marinarmusic. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s