Festa Junina: Conheça as tradições e origens de uma das festas mais amadas do país

A festa junina é um evento típico brasileiro muito famoso e esperado pela comida, música e tradições. Escolas em todo país fazem esse evento todo ano, ensinando essa parte da cultura para todas as crianças. As vezes é comemorada em junho e as vezes em julho, mas sempre traz muita felicidade para a vida dos brasileiros. 

(Imagem: Reprodução).

A origem do estilo da festa junina existe há muito tempo, inicialmente feita com a intenção pagã de homenagear deuses da natureza e fertilidade antes da idade média. Em Portugal, a igreja católica repaginou a celebração com o intuito religioso. Com a colonização do Brasil por portugueses, os costumes da festa foram trazidos e continuam até hoje em dia.

As Tradições

As comidas são parte importante das festas juninas (Imagem: Reprodução).

Há muitos elementos típicos famosos da festa junina que encantam o coração das pessoas. Em primeiro lugar, é a comida. Paçoca, canjica, caldo, bolo de milho, churrasco, entre outros são fundamentais – pratos são feitos à base de milho, mandioca, amendoim e coco. 

Outra tradição importante é o correio elegante, na qual pessoas conseguem enviar frases em um papel com o formato de coração para as pessoas que gostam. Antigamente era uma maneira de flertar, hoje em dia faz mais parte de festas juninas de escola, já que ajudam a arrecadar dinheiro para outros eventos. 

As bandeirinhas formam o rosto e a identidade de qualquer festa. Antigamente, tinham o intuito religioso e representavam imagens de santos. Hoje em dia são apenas coloridas e alegram o ambiente da festa, sem necessariamente qualquer intenção. 

A quadrilha é um dos elementos mais importantes dessa tradição da cultura brasileira. É uma dança sem nenhuma regra particular, só com movimentos conhecidos por todos. Alguns têm origem em outras culturas como o tur (francês), e outros como “olha a cobra”, caminho da roça e ciranda demonstram características brasileiras. A quadrilha com certeza muda de região para região no Brasil, mas não deixa de ser uma das melhores partes da festa, com todas as roupas típicas e diversão. 

Essa dádiva brasileira ainda é feita todo inverno brasileiro, esquentando a alma de todos – e com certeza nunca deixará de marcar presença. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s