Engrossando os fios de maneira saudável: o que evitar na hora de cuidar dos cabelos e sobrancelhas

Muitas pessoas creem que, na hora de engrossar os fios, tudo vale: seja simpatia, receitinha caseira da avó, shampoo milagroso e até mesmo balas de vitamina. Porém, é necessário ter muita cautela para manter uma rotina de cuidados correta já que os fios de cabelo são delicados, principalmente quando a estrutura do fio é muito fina.

Os métodos que não dão certo

Um dos métodos mais utilizados na hora de engrossar os fios é o uso de óleo de rícino – porém, por mais que funcione para algumas pessoas – tanto na sobrancelha e cílios quanto nos cabelos -, outras podem ter problemas com sua oleosidade e até mesmo desenvolver acne nas regiões.

Reprodução/Shutterstock

Outro método muito famoso – porém nem sempre tão eficaz – é o das gomas para cabelos que prometem ter as vitaminas necessárias para um crescimento rápido. Entretanto, a sua efetividade é questionável, com algumas usuárias que afirmam ver bons resultados, enquanto outras não veem resultado nenhum ou até mesmo efeitos negativos. 

Algumas práticas do dia a dia também podem tornar seus fios mais fracos e quebradiços e, consequentemente, finos.  Entre elas, podemos citar a lavagem das pontas com shampoo, o uso constante de chapinha e calor – sem o uso adequado de protetores térmicos – e também pentear de cima para baixo e não de baixo para cima.

As receitas caseiras também podem ser grandes vilãs na hora de cuidar dos fios. Muitos ingredientes utilizados podem, na verdade, remover alguns dos nutrientes que o cabelo já está em defiência e, ao invés de melhorar, piorar a situação. A dermatologista Ana Isabel Nobre nos alerta: “Receitas caseiras e cosméticos não funcionam para engrossar os fios! Merece atenção, no entanto, caso você esteja notando que seu fio está ficando mais fino – nesse caso, é importante procurar um dermatologista porque pode se tratar de uma situação patológica, que nesse caso tem sim tratamento, mas com medicamentos.” Alguns métodos caseiros, como o spray com sal marinho, podem, além de queimar os fios quando em contato com o calor, ressecar e quebrar ainda mais os cabelos.

O ‘efeito reverso’

Reprodução/Shutterstock

Porém, mesmo evitando os métodos errados e as receitinhas caseiras, seguir alguns métodos certos em excesso podem causar um problema já conhecido: o efeito reverso. Também conhecido como efeito rebote, ele consiste no tratamento excessivo dos fios, quando não há a necessidade de inserir mais vitaminas.

Assim, seja por fazer hidratações demais, tomar vitaminas sem necessidade ou qualquer outro método, acreditando que o cabelo ficará perfeito, ele pode se tornar oleoso, ressecado ou até sem vida, ao contrário do que era desejado. Ou seja, para evitar o efeito rebote, é necessário seguir o cronograma correto ou as recomendações do que seu cabelo precisa, deixando sempre os fios respirarem. 

Como engrossar o cabelo e sobrancelhas da forma correta?

Agora que falamos sobre o que evitar, trazemos algumas dicas para engrossar os fios, principalmente dos cabelos.Um dos primeiros métodos é básico – e não exige muito esforço: o corte de cabelo, por exemplo, pode ajudar a dar a impressão de ‘cabelo cheio’. Cortes mais retos ou em camadas ajudam a encorpar os fios.

Reprodução/Instagram @romeufelipe

Porém, se seus cabelos já são mais cheios, vale conversar com seu cabeleireiro de confiança antes para não dar a impressão de cabelo muito armado ou com muito frizz (se não for esse o resultado que você busca).

Seguindo para o cronograma capilar, a umectação é uma grande aliada para nutrir os fios utilizando algum óleo. Porém, o processo deve ser feito com cuidado e somente quando necessário, evitando o efeito reverso e a oleosidade excessiva na raíz dos fios. A dermatologista ainda reforça: “A nossa genética determina as características dos nossos fios, e uma alimentação normal, com alimentos nutritivos, garantirá que seus fios tenham a espessura determinada geneticamente para eles.”

Alguns alimentos também ajudam na hora de fortalecer os fios. Entre eles, podemos citar:

  • Ovos, que são fonte de proteína;
  • Peixes, ricos em ômega 3;
  • Cenoura e outras frutas ricas em vitamina A e B;
  • Legumes e verduras verde escura, como o couve e o espinafre e feijão, ambos ricos em ferro;
  • Sementes, como as chias.

Nicoly Farias, 22, não encontrava um método que encaixasse em sua rotina. Assim, passou com uma dermatologista e começou a tomar vitaminas. “Ela me passou uma receita específica e, tomando as vitaminas diariamente, os pelos da minha sobrancelha começaram a crescer. Hoje, ela está bastante cheia, muito diferente do que era antes.”, diz ela.

Além disso, as tecnologias do mercado estão sempre evoluindo. Logo, temos produtos que contam com vitaminas necessárias para engrossar os fios, como a biotina (ou vitamina B7) e queratina, que fortalecem os fios. Um dos dermocosméticos mais eficazes do mercado são as linhas Tio Nacho Engrossador e Fortalecedor, porém, algumas pessoas relatam que os fios tendem a ficar mais ressecados.

Isabella Ribeiro, 21, nos conta que utilizou a linha de shampoo para engrossamento e conseguiu ótimos resultados: “Em três meses, percebi um crescimento absurdo dos fios, além de ficar com a aparência de mais cheio. Porém, precisava hidratar bastante o cabelo praticamente todas as semanas”, relata ela.

Por fim, produtos com babosa entre seus componentes também auxiliam a encorpar os fios e, diferente dos outros, a hidratá-los. Porém, sempre fique atenta ao excesso de produtos hidratantes e busque sempre um acompanhamento com um especialista dermatológico para consultar sua saúde corporal e dos seus fios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s