Por que o mês de Setembro é considerado o “fashion month”

Setembro é considerado o janeiro do mundo fashion; neste mês, é dado ‘start’ numa nova temporada, com novas coleções nas passarelas e, lançamento das mais importantes edições das revistas de moda. 

Capa da Edição de Setembro – 1939 da antiga Vogue Paris (atual Vogue França) [Imagem: Reprodução/Join Reel]

Essa sistemática foi estabelecida a partir do século XIX, quando a Alta Costura foi instituída pelo estilista inglês Charles Frederick Worth e, então, criado o calendário da moda, em 1857. A programação proposta por Worth, consistia em promover os lançamentos das coleções em duas temporadas (primavera-verão e outono-inverno) mas, foi apenas em setembro, que as revistas passaram a divulgá-las. 

[Imagem: Reprodução / Balenciaga Archives Paris]

Atualmente,  este cronograma continua sendo seguido, afinal, a indústria percebeu que a procura por novas peças de roupa, se intensifica com a mudança de estações (mesmo em países onde as variações climáticas não são tão bruscas, a exemplo do Brasil); além disso, no hemisfério norte, é durante este mês, que inicia-se um novo ano escolar e, a volta às aulas, após as férias de verão, influencia o desejo por um guarda-roupa renovado e re-adaptado ao clima invernal. 

Cena do filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” [Imagem: Reprodução / Pinterest]

As principais semanas de moda (Nova Iorque, Paris, Londres e Milão) também ocorrem em setembro, quando são desfiladas as coleções de Primavera/Verão, que ditam o que estará “em alta” durante as respectivas temporadas do ano seguinte; o surgimento de novas tendências, somado ao impacto dos ‘fashion shows’, acaba impulsionando, também, as vendas neste período.

Desfile de Yves Saint Laurent na Paris Fashion Week Spring 2021  [Imagem: Reprodução / Harper’s Bazaar]

Como mostra o documentário “The September Issue”, produzido por R. J. Cutler, em 2009 – que acompanha a rotina da editora-chefe da Vogue USA, Anna Wintour, durante o período pré-lançamento da edição de setembro – as publicações deste mês são maiores, apresentam um maior número de anúncios publicitários e, geralmente, contam com celebridades mais influentes nas capas, sendo planejadas cerca de 6 meses antes de sua publicação; tudo isso, acaba refletindo num maior interesse do público. 

Cena do documentário “The September Issue” – Reprodução / Amazon Prime Video

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s