Nomadismo digital: Conheça um mundo de possibilidades

Viajar o mundo ganhando dinheiro é possível. E é o que fazem os nômades digitais. Esses profissionais trabalham de forma remota, utilizando a internet como forma de sustento. 

Movimento é a palavra chave para definir esse estilo de vida. Os nômades digitais não possuem residência fixa pois viajam para onde desejarem, sem abrir mão do trabalho. Diversos profissionais começaram a buscar por flexibilidade em suas rotinas, principalmente após a pandemia da COVID 19. Assim, trabalhos que não exigem horário fixo ficaram mais populares entre aqueles que sempre sonharam em adquirir liberdade geográfica.  

Além da viagem 

Imagem: Reprodução Pinterest

Se engana quem pensa que a vida do nômade digital é só conhecer paisagens paradisíacas e sonhar com o próximo destino. É preciso ter determinação e uma rotina flexível para aderir ao estilo de vida, é o que fala Bruna Lisboa, brasileira que já visitou 13 países sendo nômade digital. Bruna costumava viajar com sua família pelo menos uma vez ao ano, mas viver viajando ainda era uma realidade impossível na época. 

“Eu via o nomadismo como uma coisa meio distante ‘puts, precisa de muita grana pra poder fazer, isso não vai ser pra mim, é coisa de novela, de filme’”.

A mineira afirma que todas as escolhas tomadas durante sua trajetória, desde da faculdade até abrir sua própria empresa de marketing digital, foram feitas pensando em aderir a esse estilo de vida. Mas conquistar a tão sonhada liberdade geográfica levou tempo e muita dedicação. Antes de empreender, Bruna fazia freelas para conseguir uma renda extra e bancar suas viagens aos finais de semana. Estagiar em uma agência e conhecer a fundo a rotina de escritório foi determinante para a mineira abrir a Climb, sua agência de marketing digital. 

“Era uma zona, (trabalhar na agência). Eu pensei, se a agência está de pé e funcionando, eu consigo fazer coisa muito melhor, então vou arriscar.”

Hoje, além de empreendedora, Bruna também ministra o curso de ‘Surf Digital’. Nele, a viajante faz mentorias em grupo, explicando seu método de gestão estratégica voltada para negócios digitais. 

Amor e amizade na vida nômade 

Viver em trânsito aumenta as possibilidades de conhecer novas culturas, idiomas e pessoas a todo instante. Manter relacionamentos com família e amigos que estão longe pode ser complicado. A saudade estará presente, mas isso não significa que a vida nômade será solitária.  

Quando questionada sobre como funcionam os relacionamentos entre pessoas que seguem este estilo de vida, Bruna respondeu: 

“Os relacionamentos da vida nômade são muito mais intensos exatamente porque a gente sabe que não vamos ficar naquele lugar por muito tempo, a gente se entrega mais. As amizades ficam muito fortes e quando a gente ama, a gente ama muito porque daqui a pouco já vamos embora”, afirma a empreendedora. 

Como ser um nômade digital

Imagem: Reprodução Pinterest

Não há segredo, antes de se aventurar é preciso muita organização. O primeiro passo é descobrir como ganhar dinheiro no ambiente digital. Você não precisa ser um empreendedor ou trabalhar como freela para viver da internet. Muitas empresas possuem modelos de trabalho remoto com horário flexível que permitem com que o colaborador execute suas tarefas de qualquer lugar do mundo. 

O segundo passo é estabelecer uma rotina flexível. Se basear nos prazos de entrega para  organizar a semana, ao invés de horários, é uma boa solução para aproveitar melhor o dia e desfrutar do ambiente. 

A terceira e última sugestão é fazer uma boa pesquisa sobre o país  que você pretende conhecer. Conhecer a infraestrutura do local e ter uma noção básica da língua são tópicos essenciais para iniciar sua aventura.  Depois de seguir esses passos você está pronto, agora é só escolher o destino e fazer as malas! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s