FLO: O novo Girl Group que representa o comeback do R&B

Ouvir falar sobre Rhythm and Blues (R&B), e não lembrar da icônica era de ouro da música com Destiny’s Child, TLC, Mariah Carey, Diana Ross e Alicia Keys, é impossível. Ele surgiu no final da década de 1940 como uma extensão do gospel e do blues, mas em 1990 começou a ser comercializado como subgênero do funk, do jazz, do rock, do blues e do soul, praticamente um mix de gêneros musicais. 

O R&B contemporâneo, como ficou conhecido, foi muito difundido por grupos e artistas negros do Estados Unidos e do Reino Unido, e apesar de representantes muito diversos, foram os girl groups que marcaram essa geração entre os anos 1990 e 2000. Hoje, passados mais de 20 anos do sucesso de uma era, é raro ver grupos de mulheres que fazem sucesso em estilos diferentes do pop, que é o mais conhecido e adotado pelas artistas. 

A geração Z já está acostumada com os girl groups que se separaram nos últimos anos, como Fifth Harmony e Little Mix, mas também com o surgimento de alguns que começaram a fazer sucesso em gêneros mais modernos, como o K-pop e seus representantes, como Blackpink e Girls Generation. A falta de novos grupos femininos no cenário musical chama atenção, mas foi questão de tempo para novidades na indústria. 

Quebrando todas as regras e padrões dos grupos atuais, surgiu o FLO, grupo feminino composto por Jorja Douglas, Stella Quaresma e Renée Downer, três mulheres negras que se inspiram no R&B contemporâneo para suas canções. O grupo surgiu no Reino Unido em 2019, e diferente das formações tradicionais de grupos musicais, que normalmente provém de concursos e competições, a conexão entre elas e com a música vem da infância. 

Aos 5 anos, Stella se mudou de Moçambique para Londres e na escola conheceu Renée. Por meio das redes sociais conheceram Jorja, alemã criada na Inglaterra. O grupo foi formado e elas começaram seu trabalho com regravações no TikTok. Mas foi com o single de estreia Cardboard Box, produzido pelo britânico MNEK (Little Mix e Dua Lipa), que FLO conquistou fãs e a internet. 

Depois de um fã postar um vídeo da canção no Twitter que a música viralizou e se tornou hit em questão de minutos nas redes sociais, principalmente no TikTok, onde as dc´´s rapidamente foram criadas para o som. Abordando superação de relacionamentos, a canção tem um ar de pop misturado ao clássico R&B dos anos 2000, que tem uma estética leve e confortável aos ouvidos, além do clássico ritmo contagiante do gênero.  

@flolikethis

@remiblack SNAPPEDDD on this choreo for the Cardboard Box music video🥰 #cardboardbox #newmusic #fyp

♬ Cardboard Box – FLO

Vivendo e fazendo música no século da tecnologia, o grupo já estava esperando que as redes sociais pudessem alavancar seu trabalho e não ser um obstáculo: “Não é um fator primordial quando fazemos uma música, mas, às vezes, você consegue imaginar algo que pode ir bem no TikTok. As mídias sociais são parte do jogo”, disse Stella em entrevista ao Estadão

A partir do sucesso nas redes sociais, o grupo começou a chamar a atenção de outros artistas envolvidos no gênero, como SZA, Missy Elliot, JoJo e Kelly Rowland, ex-integrante do Destiny´s Child. SZA até repostou em seus stories do Instagram um clipe da música nova das meninas com a legenda: “Ooooooooooo eu gosto muito disso”, em tradução livre. 

Stories de SZA no Instagram reagindo a FLO

Em entrevista ao The Line of Best Fit, o trio comentou sobre seu primeiro sucesso: “Cardboard Box é uma das primeiras músicas que escrevemos como grupo e durante o processo nos abrimos sobre lutas de relacionamento e experiências de seguir em frente com um ex […] Queremos que as pessoas fiquem leves e empoderadas- tipo, tá tudo bem encerrar um capítulo ruim da sua história!”. 

Após o hit se tornar a maior faixa de estreia de um grupo em mais de uma década, alcançando mais de 40 milhões de reproduções, FLO venceu o Brit Awards em 2023. O grupo foi o primeiro a ganhar o prêmio na categoria de Estrela em Ascensão pela premiação britânica.

FLO, vencedoras do Brit Awards 2023 na categoria Rising Star
Imagem: [Divulgação/Billboard]

A nostalgia que acompanha Cardboard Box e outros trabalhos do grupo vem com força por meio das redes sociais. São estilos antigos que, de alguma maneira, voltaram a ter influência nos aplicativos e chegaram em peso nas roupas, música e penteados. A estética de FLO segue essa volta dos estilos dos anos 2000, tanto na música quanto no visual, e até nos clipes, que incluíram a aparência retrô.

Por enquanto, o único EP do grupo foi lançado em julho de 2022, The Lead, que contém 5 faixas. Logo depois, lançaram o single Not My Job e alguns remixes de Cardboard Box. O álbum é perfeito para fãs de Destiny’s Child e TLC, pois incorporou completamente a vibe R&B dos anos 2000. Elas entregaram vocais, ritmo e pura nostalgia nos hits da produção.

No começo de 2023, FLO lançou um remix da música Hide & Seek, do cantor britânico Stormzy, e as vozes do grupo encaixaram perfeitamente com a do rapper. No final de março, o grupo se juntou à Missy Elliot para um feat nostálgico, empoderador e contagiante. Fly Girl fala sobre se cuidar e se sentir bem consigo mesma, sem precisar de homens para “arrasar na pista”.

Na busca pela representatividade e pelo empoderamento, FLO volta às origens de um gênero clássico, mas que hoje é muito distinto ao R&B, para abordar os altos e baixos das clássicas questões femininas do século XIX. Sem perder a essência do gênero, elas usam dos recursos da era em que vivem para mostrar que o gênero vive nesse século e nas mulheres que fazem música. 

O grupo está se tornando o maior representante do R&B moderno. Abordando questões atuais de maneira autêntica, as meninas se inspiram nas divas do gênero da década passada, mas não deixam a originalidade de lado. Sua formação e seu sucesso demonstram a perfeita evolução dos modernos girl groups, mas à caminho de uma desconstrução do clássico gênero musical pop que as mulheres normalmente estão inseridas.

FLO chegou para ficar. O mundo da música clama por novos ares e vozes que podem significar comebacks importantes na indústria musical. Por isso, o grupo é um prato cheio para os fãs de R&B e promete ser uma das maiores apostas para o futuro das girl groups. É melhor ficar de olho em uma das melhores propostas dessa geração. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s