
‘Aos prantos no mercado’: luto, memória, cultura e comida
O luto é uma experiência universal, mas pode ser encarado das mais diversas maneiras. Isso não varia apenas pela proximidade que se tem da pessoa que partiu, mas também por milhares de fatores que influenciam em qual será a maneira de lidar para cada um. Para Michelle Zauner, vocalista da banda Japanese Breakfast, foi por…

Watchmen: O quadrinho que entrou no mundo real
Como o mundo seria com o aparecimento de justiceiros fantasiados e um ser que transcende os limites do possível? Essa é a premissa do quadrinho Watchmen, uma série limitada da DC Comics, que começou a ser publicada em 1986, escrita por Alan Moore (autor de V de Vingança e A Liga Extraordinária) e ilustrada por…

“AURORA: O despertar da mulher exausta” é uma leitura para se identificar e refletir
Na última quarta-feira, 8 de março, celebramos a luta feminina através do Dia Internacional das Mulheres e por isso, nada mais justo do que trazer uma indicação de um livro escrito por uma mulher e para mulheres. O título AURORA: o despertar da mulher exausta tem autoria de Marcela Ceribelli, eleita pela Bloomberg Línea uma…
![[RESENHA] ‘Um lugar bem longe daqui’ é uma ode à solidão e à sobrevivência](https://frenezirevista.files.wordpress.com/2022/08/resenha-delia-owens.png?w=800&h=600&crop=1)
[RESENHA] ‘Um lugar bem longe daqui’ é uma ode à solidão e à sobrevivência
Com mais de 15 milhões de cópias vendidas mundialmente, Um lugar bem longe daqui (2018) é o romance de estreia de Delia Owens. Recentemente adaptado para o cinema e protagonizado por Daisy Edgar-Jones, foi produzido por Reese Witherspoon — que o deu destaque em seu clube de leitura, Reese’s Book Club. Além disso, recebeu trilha…

Female rage: conheça a fúria feminina na literatura
Ao parar para pensar em todo o contexto de misoginia que atravessa a construção das sociedades desde muito tempo, não dá para negar: não estarmos tão longe assim deste passado desperta uma sensação de fúria bastante plausível. Mas esse ódio intrínseco foi renegado e banalizado sob adjetivos pejorativos. Histéricas, loucas, mentirosas, excessivas, desagradáveis, descontroladas. A…

O Homem, o Bruxo, o Defunto
Texto por Felipe P. Marcondes Por que ler Machado de Assis? Inquieto leitor, pediram-me que tratasse contigo do porquê deverias ler a obra de Joaquim Maria Machado de Assis. Ao final dessas mal traçadas linhas, verás (ao menos é este o meu intento) que a pergunta é bem outra: Como não ler Machado de Assis!?…

Conheça o artista: Thamires Ribeiro
Texto por: Alexandre Araujo. Nesta semana, o quadro ‘Conheça o Artista – FRENEZI X Projeto Orgulharte’ chega ao fim e apresenta a última artista do projeto universitário carioca em parceria com a revista: Thamires Ribeiro, de 21 anos. Nascida em Minas Gerais e atual moradora de São Paulo, a artista é formada em maquiagem profissional.…

Virada Cultural: a importância de ocupar espaços públicos
Nesta última sexta- feira (20), a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo divulgou a programação oficial da Virada Cultural que ocorre neste final de semana, nos dias 28 e 29 de maio. O evento anual é oferecido pela prefeitura do município de São Paulo desde 2005, sendo inspirado no festival parisiense Nuit blanche que…
![[RESENHA] “Conversa Entre Amigos” e os romances modernos](https://frenezirevista.files.wordpress.com/2022/05/conversa-entre-amigos-e-os-relacionamentos-modernos-1-1.png?w=800&h=600&crop=1)
[RESENHA] “Conversa Entre Amigos” e os romances modernos
Apesar de Sally Rooney ter ganhado maior notoriedade com Pessoas Normais (2018), especialmente diante da premiada minissérie homônima de 2020, seu primeiro romance foi, na verdade, Conversa Entre Amigos (2017). Com ele, a autora irlandesa iniciou seu processo para o firmamento na literatura jovem moderna ao discutir vínculos interpessoais atravessados por interferências, como as relações…

Beleza cultural: a influência das características culturais nos ideais de beleza pelo mundo
Quando pensamos em cultura, as primeiras características que vêm à mente são idiomas falados, costumes de etiqueta, crenças, sistema educacional e marcos históricos. Porém, outro importante ponto que também se destaca na diferenciação entre culturas é a beleza, ou melhor, o que esse termo representa. Formatos de corpo, comprimento dos cabelos, estilo de maquiagem e…
Carregando…
Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.