Sociedade

Crise humanitária Yanomami: entenda o cenário e saiba como doar

Na segunda-feira (16) da semana passada, uma força tarefa foi montada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de realizar um diagnóstico sobre a saúde dos indígenas Yanomami e traçar ações futuras para manter a saúde e segurança deles. Após verificarem a absurda situação de desnutrição, o Ministério da Saúde declarou neste sábado (21) estado…

8/1 e o ataque terrorista bolsonarista aos Congresso

Neste final de semana, cerca de 4 mil pessoas chegaram em Brasília, para protestar contra a eleição do atual presidente Lula. Em um momento inicial, o ato golpista, que se iniciou pacífico, foi escoltado pela Polícia Militar até a Esplanada dos Ministérios. Após tentarem furar o bloqueio, a PM, com poucas equipes na Esplanada, tentou…

Glamourização da Violência no Jornalismo

Nesta semana, Olena Zelenska, esposa do presidente da Ucrânica, recebeu uma enxurrada de críticas após fazer um ensaio para a Vogue, ao lado do marido, em um cenário de guerra. Na publicação da revista intitulada “Retrato de bravura: a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska”, o principal líder da Ucrânia posa com sua esposa em diferentes…

Violência obstétrica: o que é e como denunciar

Ontem (11) o anestesista Giovanni Quintella Bezerra foi preso após ser pego em flagrante estuprando uma grávida durante a cesariana. A equipe de enfermeiras que trabalhavam com ele desconfiaram de seu comportamento, principalmente por conta da alta dosagem de anestesia que ele aplicava nas pacientes, e decidiram gravá-lo durante o trabalho de parto da gestante.…

Brasil: um país que não respeita as mulheres

Uma menina de 11 anos foi estuprada no início deste ano e, para evitar que fizesse um aborto autorizado, foi mantida pela Justiça em um abrigo de Santa Catarina. Ela só descobriu a gravidez com 22 semanas, quando foi encaminhada para o Hospital Universitário de Florianópolis e onde teve o procedimento para interromper a gestação…

86% dos profissionais transexuais sofreram discriminação no trabalho, diz pesquisa

Nesta terça-feira (28), foi celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Para dar ainda mais sentido a data, diversos estudos sobre esse público e eventos especiais foram realizados no mês de junho. Um levantamento inédito chamado “LGBTI+ no Mercado de Trabalho Brasileiro 2022” foi realizado pela Santo Caos com o objetivo de divulgar dados recentes…

A cidade e mulheres: como a pólis também pode ser instrumento de opressão

“Toda opressão cria um estado de guerra”, disse a ativista, escritora e filósofa feminista Simone de Beauvoir. Uma sociedade construída para a constatação da inferioridade feminina colabora para a opressão patriarcal ainda existente. Os homens foram responsáveis pelas narrativas da civilização Ocidental, da Bíblia e aos códigos de leis da maioria dos países — que…

O racismo cada vez mais violento e explícito no Brasil

Na última segunda-feira (24), o Brasil se deparou com mais uma situação de violência explícita. Moïse Mugenyi Kabagambe, um jovem congolês de 24 anos, foi brutalmente espancado até a morte após cobrar ao seu patrão o pagamento por duas diárias atrasadas. Moïse trabalhava em um quiosque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, área…

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.